quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Geografa do ceará

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil alcançando a marca de destino mais procurado do país pela ABAV nos anos de 2004/2005.[11] As principais atrações são o parque temático Beach Park, em Aquiraz, na Região Metropolitana, que recebe uma média de 500 mil visitantes por ano,[27] o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Av Beira Mar com sua feira de artesanato, a Praia de Iracema, com a Ponte dos Ingleses e o famoso Pirata Bar[28] e a Praia do Futuro com suas "barracas" de praia. A cidade tem recebido um número cada vez maior de turistas estrangeiros a cada ano especialmente de Portugal, Itália e França, dentre outros.

Na orla marítima de Fortaleza se localizam os principais meios de hospedagem da cidade e também muitos restaurantes e atrações turísticas, com destaque para as barracas de praia e parques aquáticos, clubes, boates e casas de shows. Segundo o IBGE, a cidade abrigava em 2005 4.367 unidades locais de empresas de alojamento e alimentação.[29] A cidade dispõe ainda de vários consulados que dão assistência ao turista estrangeiro.

Na estrutura de apoio ao turismo, o Governo do Estado e a prefeitura realizam eventos e incentivam e colaboram para a divulgação de outros, com especial destaque para o turismo de eventos e negócios. Em 2007 surgiu uma parceria entre governos para a construção de um novo centro de convenções, o Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza. Existem na cidade diversos pontos de informação turística, com destaque para os localizados no aeroporto, rodoviária, calçadão da Av. Beira Mar e no Centro Cultural Dragão do Mar. Na Praia de Iracema existe um posto policial especializado para o turista estrangeiro.
Estrutura e planejamento urbano
A primeira planta de Fortaleza datada do ano de 1726 é atribuída ao capitão-mor Manuel Francês. No desenho é notável a forca, o pelourinho, o forte e a igreja. O português Antônio José da Silva Paulet fez o primeiro desenho do que seria a atual configuração das ruas do Centro em 1818. Foi ele também o arquiteto da reforma da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção iniciada em 1812 e concluída em 1821.

Em 1859 o arquiteto pernambucano Adolfo Herbster fez a primeira planta detalhada e precisa de Fortaleza. Na planta de 1875 ele esboça a continuação de ruas e avenidas para a expansão da cidade. Os bulevares que circundam o Centro formam a principal característica desta planta: atuais avenidas Duque de Caxias, Dom Manuel e Imperador. Herbster consolidou o plano de Paulet de organizar o traçado das ruas em xadrez que continua sendo a principal característica das expansões que se seguiram
Durante todo o século XX vários planos de desenvolvimento urbano foram propostos para a cidade, mas não tiveram grande impacto no desenvolvimento dela de modo definitivo, estando a especulação imobiliária sempre à frente das iniciativas do poder público. O primeiro deles foi o Plano de Remodelação e Extensão de Fortaleza de 1933 do urbanista Nestor de Figueiredo durante o governo de Raimundo Girão. Suas principais propostas eram a implantação de um sistema radial concêntrico de vias principais e o zoneamento urbano tendo por base as diretrizes da Carta de Atenas. Sua proposta não foi aprovada pelo Conselho Municipal levando a suspensão do seu contrato em 1935.

O plano seguinte foi elaborado por Sabóia Ribeiro entre 1947 e 1948 na administração de Acrísio Moreira da Rocha. O Plano Diretor para Remodelação e Expansão de Fortaleza de Sabóia propunha a divisão da malha urbana em bairros demarcados por cintas de avenidas; implantação de parques urbanos e um sistema viário com avenidas radiais caracterizando a cidade como "radial-perimetral"; a elaboração de código urbano dentre outros elementos; mudanças no traçado do sistema ferroviário; projetos específicos para alguns bairros e implantação de um centro cívico no entorno do riacho Pajeú.

Entre os anos de 1962 e 1963 o urbanista Hélio Modesto, contratado pela administração do prefeito Cordeiro Neto, elaborou o seu Plano Diretor de Fortaleza mantendo as propostas anteriores de um sistema viário radial e com recuos dos prédios e soluções de cruzamentos; uso e ocupação específica para o centro com a implantação de terminais de transporte; implantação de pólos por bairro concentrando atividades comerciais, serviços, institucionais e de recreação; uso e ocupação específicos para bairros industriais e a regulamentação do parcelamento do solo.
O Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Fortaleza (PLANDIRF) foi elaborado no governo do prefeito José Walter entre os anos de 1969 e 1971 por um consórcio de empresas e sua principal característica era o desenvolvimento integrado de Fortaleza em conjunto com as cidades vizinhas, mesmo antes da implantação da regiões metropolitanas no Brasil. Previa a integração da gestão urbana em seus múltiplos aspectos; zoneamento com a introdução do conceito de corredor de atividades e um programa de obras viárias com um horizonte máximo para o ano de 1990.
Em 1975 o Plano Diretor Físico foi elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza com base no PLANDIRF e em um levantamento aerofotogramétrico de 1972 no governo do prefeito Vicente Fialho. O plano criava quatro zonas residenciais diferenciadas; zonas de adensamento comercial e residencial; zonas industriais; zona especial de praia; zonas especiais de preservação paisagística e turística; áreas de uso institucional; áreas de renovação urbana; e um plano viário hierarquizado classificando as vias como expressas, arteriais, coletoras e locais.Já no final do século XX, em 1992 no governo de Juraci Magalhães, foi lançado o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza - PDDU-FOR. Seu planejamento gerou metas para 20 anos com a remodelação do trânsito e novas vias, ordenamento urbano e áreas para lazer. Durante a gestão de Luizianne Lins ocorre uma revisão do Plano Diretor, a qual contempla a participação da sociedade e da Câmara de Vereadores.


Vista de uma das áreas de risco, a chamada "cidade de deus" em Fortaleza.Em 2007, foi elaborado um plano diretor de geoprocessamento da prefeitura municipal de Fortaleza visando definir as plataformas tecnológicas necessárias para a implantação do Cadastro Técnico Multifinalitário com base num projeto de Geoprocessamento Corporativo.
Energia, água e esgoto
A quase totalidade da energia consumida em Fortaleza é fornecida pelas hidrelétricas da Chesf e distribuída pela COELCE, companhia que foi privatizada e adquirida pela então espanhola Endesa, que atualmente é controlada pela italiana Enel. Em Fortaleza existem duas unidades de produção de energia sendo uma experimental de produção de energia eólica próxima ao Porto do Mucuripe e a outra de gás natural.

O primeiro sistema de abastecimento de água da cidade foi inaugurado em 29 de setembro de 1866, utilizando as fontes do Sítio Benfica. Atualmente o abastecimento de água de Fortaleza é feito pela Cagece e atende a 96,42% da população beneficiando 559.911 famílias.

O engenheiro João Felipe projetou o primeiro sistema de esgotos da capital em 1911 que começou a funcionar em 1927. Atualmente opera uma rede de 4.579.227 metros
Favelas e áreas de risco
Hoje, cerca de um terço da população de Fortaleza mora em favelas principalmente nas favelas do Barroso II, Novo Barroso, Lagamar, Jangurussu, Gato Morto, Pirambu, Favela do Rato entre outras.[31] As frequentes secas no interior do estado do Ceará agravam o problema da favelização. Existem favelas em quase todos os bairros da cidade. No início da década de 1980 existiam 147 favelas e em 2003 o número aumentou para 722.,[32] O controle de Defesa Civil tem priorizado o levantamento de informações das chamadas "áreas de risco" que são locais propensos a sofrerem alagamento e inundações nos períodos chuvosos. Um levantamento realizado em 2002 pela prefeitura considerou que 92 áreas faveladas estavam em situação de risco abrigando um total de 17.078 famílias..[33]
Segurança pública
Fortaleza é sede do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará que tem jurisdição sobre todo o território do estado. O fórum da comarca de Fortaleza é o Fórum Clóvis Beviláqua que abriga quase todas as varas de justiça da comarca. A cidade é dividida ainda por seis zonas cartoriais sendo uma de registro de imóveis. A Polícia Militar do Ceará tem várias companhias e postos de patrulhamento na capital sendo Fortaleza a sede da instituição de vários grupos e escolas da Polícia Militar. A Polícia Civil divide a cidade em 24 distritos policiais. A Guarda Municipal de Fortaleza também é uma instituição que complementa as atividades de Segurança Pública em Fortaleza. Seu atual contingente chega a mais de mil agentes e até o final de 2007 alcançará um total de mais de dois mil.

O governo do estado implantou em Fortaleza um sistema conhecido por Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), que congrega Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os CIOPS também são chamados de Distritos Modelos ou Distritos Pólos.
Criminalidade
De acordo com estatísticas do Ministério da Justiça realizada no ano de 2001, Fortaleza era a 20ª colocada em ocorrências de violência e criminalidade à época sendo a quinta maior capital do Brasil — atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. No Nordeste ficava em segundo lugar entre as capitais com o menor número de ocorrências. No caso de homicídios dolosos — ocorrência grave e que funciona como termômetro para medir a criminalidade — Fortaleza está na 16ª colocação entre as demais capitais, com 23,9 casos para 100 mil habitantes, ocupando a sexta posição no Nordeste.

Atualmente a criminalidade tem aumentado e Fortaleza entrou no Pronasci[34] que seria realizado somente nas 10 capitais mais violentas do país. No final de 2007 começou a ser implantado o programa Ronda do quarteirão de policiamente comunitário onde 91 equipes se revezam 24 horas em todos os bairros da cidade. O programa ajudou a diminuir a criminalidade que continua assustando a população.

A exploração sexual tem se tornado um problema recorrente na mídia local e nacional. A cidade tem sido palco de uma rede de prostituição, inclusive infantil, com alvo no turista estrangeiro.[35] Em 2007 o Ministério do Turismo em parceria com a Prefeitura iniciou diversas ações para o combate à exploração sexual.[36]

Em 2001 a Chacina dos Portugueses chocou a cidade e foi notícia internacional por envolver a morte de seis turistas portugueses que foram brutalmente assassinados depois de atraídos por um compatriota, Luiz Miguel Melitão, em busca das riquezas dos empresários mortos. Já em 2005 o Assalto ao Banco Central do Brasil em Fortaleza assustou por ter sido o maior furto a um banco no Brasil alcançando o valor de aproximadamente R$164,7 milhões. A chacina foi solucinada com a condenação dos criminosos. O furto ao banco ainda está em processo, mas a Polícia Federal já prendeu vários acusados e resgatou boa parte do dinheiro roubado.
Saúde
O primeiro hospital de Fortaleza foi a Santa Casa de Misericórdia inaugurado em 1861 com 80 leitos, que hoje conta com 455 leitos. Em 2005 a cidade contabilizava 8.138[38] leitos hospitalares distribuidos entre 70 estabelecimentos de internação. Dentre os princiapis hospitais merecem destaque: o Instituto Doutor José Frota, mais conhecido como IJF, que é o maior hospital de emergência da cidade sendo administrado pela prefeitura; O Hospital Geral de Fortaleza é o maior hospital público sendo administrado pelo governo do estado e dentre alguns privados tem destaque os hospitais São Mateus, Antônio Prudente, Unimed, Monte Klinikum e o SARAH-Fortaleza.

O Programa de Saúde da Família - PSF é um serviço cujo objetivo é aproximar profissionais da saúde e cidadãos, mudando a concepção sobre a atenção em saúde, tendo como missão o cuidado e o acompanhamento integral das famílias. Em 2006, o PSF teve uma ampliação de cobertura, saindo de 15% para 50%. Atualmente são 300 equipes trabalhando em 89 Centros de Saúde da Família. Em 2008, houve contratação de mais Agentes de Saúde e Agentes Sanitaristas.Complementando o atendimento popular, em Fortaleza existem duas unidades da Farmácia Popular do Brasil que é uma política do Ministério da Saúde para ampliar o acesso de toda a população aos medicamentos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU em Fortaleza recebe de 80 mil a 100 mil chamadas por mês e cerca de seis mil atendimentos são realizados mensalmente. O serviço está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde sendo um programa do governo federal criado com a finalidade de atender pessoas em situação de emergência. A secretaria conta atualmente com três ambulâncias UTIs e 16 unidades básicas.[39]

Atualmente Fortaleza projeta um futuro de referência no ensino e estudo da medicina com a criação de mais dois cursos de medicina, o da Unifor, com início em 2006 e o da Faculdade Christus tendo iniciado em 2005. A Universidade Estadual do Ceará também criou recentemente seu curso de medicina. O melhor e mais antigo é o da Universidade Federal criado em 1948 contando com uma estrutura hospitalar de ensino completa, tendo o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateubriant.
A vida cultural de Fortaleza é diversificada e fecunda. Muitos artistas, entre escritores, pintores e cantores utilizam os palcos e as praças mais movimentadas da cidade para divulgar o que ela tem de mais sensível. Vários teatros, sendo o mais importante o Theatro José de Alencar, são palco das obras mais relevantes da cultura local e universal. O Museu do Ceará e o Museu de Fortaleza, no Farol do Mucuripe guardam os artefatos mais relevantes da memória fortalezense. As instituições mais relevantes e de maior passado histórico ainda presentes na vida da cidade são a Academia Cearense de Letras e o Instituto do Ceará ambas tendo sido criadas no final do século XIX por nomes importantes como Capistrano de Abreu e Farias Brito. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza. Neste centro existem museus, teatro, um planetário, cinemas e espaços para apresentações públicas de cantadores, poetas, bandas e demais espetáculos. Fica no entorno de uma das áreas de fundação de Fortaleza com um patrimônio arquitetônico ainda preservado remanescente do tempo da economia do algodão. O Passeio Público de Fortaleza é um dos patrimônios culturais e paisagísticos da cidade, praça onde foram fuzilados os revolucionários cearenses da Confederação do Equador. A Casa de Juvenal Galeno é outra importante instituição cultural de Fortaleza que leva o nome de um dos mais importantes poetas nascido na cidade, Juvenal Galeno.As festas populares mais importantes são as que envolvem a Igreja Católica, dentre elas o Carnaval que em Fortaleza é comemorado com desfiles de escolas de samba e de Maracatu, a da padroeira Nossa Senhora da Assunção, em 15 de agosto, as festas juninas, e outras datas tradicionais. O Fortal, micareta no final de julho, junto com o Ceará Music no mês de outubro são os eventos musicais mais populares.

O artesanato cearense tem em Fortaleza seu principal mercado e vitrine. Na cidade existem vários lugares específicos para a venda de produtos artesanais tais como: Central de Artesanato do Ceará (CEART); Centro de Turismo (EMCETUR); Feira de Artesanato da Beira-Mar; Mercado Central de Fortaleza; Pólo Comercial da Avenida Monsenhor Tabosa. A diversidade do artesanato encontrado em Fortaleza é grande, sendo mais característicos os oriundos do couro, garrafas coloridas, cerâmica, cestarias e trançados, rendas de bilro entre outros. A rede de dormir também é bastante procurada nos mercados de artesanato.
O patrimônio arquitetônico está concentrado no centro da cidade. Apesar de distante do centro, a Casa de José de Alencar é um patrimônio de grande valor histórico e cultural. A Casa foi o primeiro bem tombado de Fortaleza no ano de 1964 por uma lei federal. Além da casa onde nasceu um dos maiores escritores do Brasil, Fortaleza possui ainda outras obras arquitetônicas como o Cine São Luiz onde todos os anos acontece o festival de cinema Cine Ceará e o prédio da Estação João Felipe, ponto de partida da estrada de ferro construída na seca de 1877. A Praça do Ferreira é outro importante marco de Fortaleza, sendo esta praça o principal palco das manifestações sociais, pois foi em seus cafés do final do século XIX que surgiram movimentos abolicionistas, republicanos e literários como a Padaria espiritual.

Para além das manifestações culturais de cunho artístico a sociedade fortalezense também tem representações em clubes de serviço como o Lions Club e Rotary International. A maçonaria tem importantes representações em Fortaleza das duas obediências mais importantes do Brasil como a Grande Loja Maçônica do Ceará e o Grande Oriente Estadual do Ceará.


A partir do texto faça uma produção textual destacando os principais avanços.
Em relação ao filme O Quinze - Comente a cena que mas chamou atenção.Justifique.