terça-feira, 18 de outubro de 2011

LEMBRETES IMPORTANTES PARA A REDAÇÃO DO ENEM

TÍTULO (opcional)
• Coloque-o centralizado na linha 1;
• Evite construí-lo por meio de uma pergunta ou de um clichê (frase feita);
• Use poucas palavras na sua elaboração (sugerimos 3 ou 4);
• Apresente o ponto final após ele opcionalmente;
• Apenas a inicial é maiúscula ou palavra(s) que seja(m) substantivo próprio.

1º PARÁGRAFO:
• Procure estruturá-lo entre 3 linhas e meia a 5 linhas;
• Deixe claro para o leitor sobre o que você irá falar no texto;
• Apresente, pelo menos, uma opinião pessoal acerca do assunto;
• Evite o uso monótono de clichês, como “Atualmente”/ “Hoje em dia”/ “Em pleno século XXI”/ “Nos dias de hoje”/ “Desde os tempos primórdios”, entre outros;
• Prefira usar a 3ª pessoa a fim de não criar um “clima” intimista com o leitor;
• Faça o parágrafo com um distanciamento da margem esquerda da linha em, aproximadamente, um dedo.

2º e 3º PARÁGRAFOS:
• Releia as ideias da introdução para desenvolvê-las nesta parte do texto. LEMBRE-SE! O seu texto deve ser um inteiro, ou seja, uma unidade em que as partes que o constituem são inter-relacionadas;
• Procure seguir todos os itens solicitados na competência 3;
• Se o tema for social, a área de se estabelecer boa relação é a História;
• Use linguagem padrão: fuja de coloquialismos e figuras de linguagens;
• Tudo aquilo que você apresentar nesta parte do texto não pode ser criado, mas ter um embasamento na própria realidade.

4º PARÁGRAFO:
• Evite apresentar muitas sugestões como intervenção para a resolução da situação-problema discutida, dê apenas duas (bem objetivas e fundamentadas);
• Procure ser criativo nesta parte do texto, suas sugestões devem ser ações que ainda não são colocadas em prática, mesmo com esforço, se você não conseguir criar, então apresente as existentes, acrescentando que elas devem ser melhoradas, ampliadas, tornadas mais rigorosas, por exemplo;
• Evite fazer uma mera síntese;
• Faça a sua conclusão em consonância com o que discutiu no desenvolvimento, ou seja, apenas diga, por exemplo, que o Governo tem de fazer certa ação, se, na sua discussão anterior, tiver ficado claro que ele não faz;
• Dê ações que podem ser tomadas por outros órgãos, nada de jogar a responsabilidade das soluções de todos os problemas apenas para o Governo.


COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,. Fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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