quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prevest - Biologia

PRÉVEST 2011
BIOLOGIA
PROF@ . Cícera

01. (Fatec) Analise as informações abaixo:
I. Pense na batata (ou qualquer outra plant
a) como uma fábrica que produz a mesma substância (proteína, amido, etc.). O catálogo com a receita para a produção dessas substâncias está no genoma, ou seja, no seu patrimônio genético.
II. Suponha que você queira tomar a fábrica inexpugnável aos ataques de insetos, mas o catálogo não possui a receita para isso. Uma saída é consultar os catálogos de outras espécies. A bactéria 'Bacillus thuringiensis' (Bt) contém um gene que leva à produção de uma enzima capaz de digerir o intestinos dos insetos. A engenharia genética tem ferramentas bioquímicas para tirar cópias dessas páginas do genoma.
III. Agora , é preciso transferir esse gene para o genoma da batata. A biotecnologia já encontrou bactérias ou vírus capazes de fazer essa transferência, isto é, incluir o gene no genoma da batata.
IV. Quando uma célula meristemática for geneticamente modificada, ela poderá de transformar numa planta adulta que produzirá a toxina Bt. V. A planta inteira ficará impregnada com a toxina. O besouro ou a lagarta que se alimentar dela morrerá, pois a toxina digere o intestino desses animais. V
I. Segundo os biotecnólogos, a toxina Bt é inofensiva aos seres humanos, cujos intestinos não oferecem condições para ela se manifestar. Após a análise das informações acima, tiradas do jornal de "Folha de S. Paulo" de 03/07/1999, assinale a alternativa correta.
a) A batata geneticamente modificada é um alimento transgênico porque recebeu um genoma completo da bactéria, o que lhe conferiu resistência ao ataque de predadores.
b) A batata passou a ser um alimento transgênico porque foi cruzada com gametas oriundos da bactéria.
c) A batata geneticamente modificada é um alimento transgênico porque recebeu parte do genoma de uma outra espécie, o que lhe conferiu resistência ao ataque de predadores.
d) A batata passou a ser uma alimento geneticamente modificado, constituindo, a partir do cruzamento com a bactéria, uma nova espécie.
e) Podemos confiar na palavra dos biotecnólogos quando afirmam "A toxina Bt é inofensiva aos seres humanos", pois sabemos que o genoma humano é homogêneo, e com certeza não haverá ser humano sensível à ação biodigestora da toxina.

02. (UFC) Dentre a imensa diversidade de organismos presentes no ambiente, são apresentados a seguir três importantes grupos. Relacione as colunas de acordo com as características e a utilização dos organismos citados.

COLUNA I
I - Bactérias
II - Protistas
III - Fungos

COLUNA II
( ) Pluricelulares, eucarióticos, heterotróficos e utilizados em biotecnologia.
( ) Unicelulares, sem separação física entre o material genético e o citoplasma e utilizados na limpeza de ambientes degradados.
( ) Unicelulares, eucarióticos, heterotróficos e utilizados como indicativos de possível presença de petróleo.
( ) Unicelulares, eucarióticos, autotróficos e utilizados na produção de abrasivos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
a) III, II, I e II.
b) II, I, III e II.
c) III, I, II e II.
d) II, III, II e I.
e) I, II, III e II.

03. (UFRS) Pedro estava doente e perdeu uma semana de aulas. Preocupado com os conteúdos da disciplina de Biologia, soube pelos colegas que o assunto trabalhado fora Biotecnologia. Cada colega lembrou um aspecto das aulas.

- EDUARDO lembrou que a identidade genética individual pode ser estabelecida pela técnica DNA fingerprint , ou impressão digital genética, que utiliza DNA codificante.
- De acordo com MARIANA, as enzimas de restrição são aquelas que podem cortar o DNA em pontos determinados.
- Segundo LAURA, plasmídeos são utilizados como vetores para a clonagem de genes.
- RAFAEL definiu proteoma como o conjunto de proteínas expressas pelo genoma.
- JOANA relatou que vacinas genéticas são usadas para inocular nas pessoas microorganismos vivos transgênicos ou atenuados.
Ao voltar à escola, Pedro conversou com a professora e constatou que estavam corretas

a) apenas as afirmações de Eduardo, Mariana e Laura.
b) apenas as afirmações de Mariana, Laura e Rafael.
c) apenas as afirmações de Eduardo e Joana.
d) apenas as afirmações de Rafael e Joana.
e) as afirmações de todos os colegas.

04. (UNESP) Em relação ao texto, podemos afirmar que:
a) ao fazer referência à técnica de fertilização "in vitro" e de escolha de genótipos de seres humanos, o texto nos coloca diante de situações concretas de biotecnologia e de bioética.
b) o fato relatado, embora envolva questões de biotecnologia, nada tem a ver com aspectos de bioética, pois não envolve escolha de genótipo de seres humanos.
c) não se trata de uma questão que envolva biotecnologia e bioética, pois as técnicas de fertilização "in vitro" já são de total domínio e amplamente utilizadas pelos especialistas na área de reprodução humana.
d) o caso relatado não envolve problemas de bioética, uma vez que na concepção de Jamie foram empregadas técnicas de fertilização "in vitro".
e) não se pode associar a fertilização "in vitro" com biotecnologia ou com bioética, uma vez que o embrião, depois de selecionado, é implantado no útero materno, onde, de fato, se dá o desenvolvimento do feto.

05. (PUCAMP) A engenharia genética causou uma revolução na biotecnologia. Atualmente, diversos produtos biotecnológicos estão sendo comercializados, juntamente com produtos obtidos por meios tradicionais. Considere os quatro exemplos abaixo:

I. batata resistente a viroses
II. insulina humana para uso de diabéticos
III. milho resistente a insetos
IV. soja tolerante a herbicidas

Desses produtos, derivam exclusivamente de engenharia genética SOMENTE
a) I e II
b) III e IV
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV

06. (Puccamp) A MÁQUINA A VAPOR: UM NOVO MUNDO, UMA NOVA CIÊNCIA.

1 As primeiras utilizações do carvão mineral verificaram-se esporadicamente até o século Xl; ainda que não fosse sistemática, sua exploração ao longo dos séculos levou ao esgotamento das jazidas superficiais (e também a fenômenos de poluição atmosférica, lamentados já no século XIII). A necessidade de se explorarem jazidas mais 1profundas levou logo, já no século XVII, a uma dificuldade: 2a de ter que se esgotar a água das galerias profundas. O esgotamento era feito ou à força do braço humano ou mediante uma roda, movida ou por animais ou por queda d'água. Nem sempre se dispunha de uma queda d'água próxima ao poço da mina, e o uso de cavalos para este trabalho era muito dispendioso, ou melhor, ia contra um princípio que não estava ainda formulado de modo explícito, mas que era coerentemente adotado na maior parte da decisões produtivas: o princípio de se empregar energia não-alimentar para obter energia alimentar, evitando fazer o contrário. O cavalo é uma fonte de energia melhor do que o boi, dado que sua força é muito maior, mas são maiores também suas exigências alimentares: não se contenta com a celulose - resíduo da alimentação humana-, mas necessita de aveia e trevos, ou seja, cereais e leguminosas; compete, pois, com o homem, se se considera que a área cultivada para alimentar o cavalo é subtraída da cultivada para a alimentação humana; pode-se dizer, portanto, que utilizar o cavalo para extrair carvão é um modo de utilizar energia alimentar para obter energia não-alimentar. Daí a não-economicidade de sua utilização, de modo que muitas jazidas de carvão que não dispunham de uma queda d'água nas proximidades só puderam ser exploradas na superfície. Ainda hoje existe um certo perigo de se utilizar energia alimentar para se obter energia não-alimentar: num mundo que conta com um bilhão de desnutridos, há quem pense em colocar álcool em motores de automóveis. Esta será uma solução "econômica" somente se os miseráveis continuarem miseráveis.

2 - Até a invenção da máquina a vapor, no fim do século XVII, o carvão vinha sendo utilizado para fornecer o calor necessário ao aquecimento de habitações e a determinados processos, como o trato do malte para preparação da cerveja, a forja e a fundição de metais. Já o trabalho mecânico, isto é, o deslocamento de massas, era obtido diretamente de um outro trabalho mecânico: do movimento de uma roda d'água ou das pás de um moinho a vento.
3 - A altura a que se pode elevar uma massa depende, num moinho a água, de duas grandezas: o volume d'água e a altura de queda. Uma queda d'água de cinco metros de altura produz o mesmo efeito quer se verifique entre 100 e 95 metros de altitude, quer se verifique entre 20 e 15 metros. As primeiras considerações sobre máquinas térmicas partiram da hipótese de que ocorresse com elas um fenômeno análogo, ou seja, que o trabalho mecânico obtido de uma máquina a vapor dependesse exclusivamente da diferença de temperatura entre o "corpo quente" (a caldeir
a) e o "corpo frio" (o condensador). Somente mais tarde o estudo da termodinâmica demonstrou que tal analogia com a mecânica não se verifica: nas máquinas térmicas, importa não só a diferença temperatura, mas também o seu nível; um salto térmico entre 50°C e 0°C possibilita obter um trabalho maior do que o que se pode obter com um salto térmico entre 100°C e 50°C. Esta observação foi talvez o primeiro indício de que aqui se achava um mundo novo, que não se podia explorar com os instrumentos conceituais tradicionais.
4 - O mundo que então se abria à ciência era marcado pela novidade prenhe de conseqüências teóricas: as máquinas térmicas, dado que obtinham movimento a partir do calor, exigiam que se considerasse um fator de conversão entre energia térmica e trabalho mecânico. Aí, ao estudar a relação entre essas duas grandezas, a ciência defrontou-se não só com um princípio de conservação, que se esperava determinar, mas também com um princípio oposto. De fato, a energia, a "qualquer coisa" que torna possível produzir trabalho - e que pode ser fornecida pelo calor, numa máquina térmica, ou pela queda d'água, numa roda/turbina hidráulica, ou pelo trigo ou pela forragem, se são o homem e o cavalo a trabalhar - a energia se conserva, tanto quanto se conserva a matéria. Mas, a cada vez que a energia se transforma, embora não se altere sua quantidade, reduz-se sua capacidade de produzir trabalho útil. A descoberta foi traumática: descortinava um universo privado de circularidade e de simetria, destinado à degradação e à morte.
5 - Aplicada à tecnologia da mineração, a máquina térmica provocou um efeito de feed-back positivo: o consumo de carvão aumentava a disponibilidade de carvão. Que estranho contraste! Enquanto o segundo princípio da termodinâmica colocava os cientistas frente à irreversibilidade, à morte, à degradação, ao limite intransponível, no mesmo período histórico e graças à mesma máquina, a humanidade se achava em presença de um "milagre". Vejamos como se opera este "milagre": pode-se dizer que a invenção da máquina a vapor nasceu da necessidade de exploração das jazidas profundas de carvão mineral; o acesso às grandes quantidades de carvão mineral permitiu, juntamente com um paralelo avanço tecnológico da siderurgia - este baseado na utilização do coque (de carvão mineral) - que se construíssem máquinas cada vez mais adaptáveis a altas pressões de vapor. Era mais carvão para produzir metais, eram mais metais para explorar carvão. Este imponente processo de desenvolvimento parecia trazer em si uma fatalidade definitiva, como se, uma vez posta a caminho, a tecnologia gerasse por si mesma tecnologias mais sofisticadas e as máquinas gerassem por si mesmas máquinas mais potentes. Uma embriaguez, um sonho louco, do qual só há dez anos começamos a despertar.
6 -Mais carvão se consome, mais há à disposição". Sob esta aparência inebriante ocultava-se o processo de decréscimo da produtividade energética do carvão: a extração de uma tonelada de carvão no século XIX requeria, em média, mais energia do que havia requerido uma tonelada de carvão extraída no século XVIII, e esta requererá mais energia do que uma tonelada de carvão extraída no século XVII. Era como se a energia que se podia obter da queima de uma tonelada de carvão fosse continuamente diminuindo.
7 - Começava a revelar-se uma nova lei histórica, a lei da produtividade decrescente dos recursos não-renováveis; mas os homens ainda não estavam aptos a reconhecê-la.
(Laura Conti. "Questo pianeta", Cap.10. Roma: Editori Riuniti, 1983. Traduzido e adaptado por Ayde e Veiga Lopes)

2. O texto compara o cavalo com o boi como fonte de energia para o trabalho. Sobre esses dois animais, fizeram-se as seguintes afirmações:
I. São mamíferos ruminantes.

II. Seus sucos digestivos não contêm celulase.

III. A digestão de celulose é efetuada por microorganismos simbiontes em ambos os animais.
IV. No cavalo, os microorganismos localizam-se no cecointestinal, enquanto que no boi localizam-se no estômago.

São corretas
a) I, II e III, somente.
b) I, II e IV, somente.
c) I, III e IV, somente.
d) II, III e IV, somente.
e) I, II, III e IV.

07. (Cesgranrio) A 'Escherichia coli ' e outras bactérias semelhante são utilizadas como um precioso indicador de poluição das nossas praias e rios: a partir de um certo número de bactérias por unidade de volume, as autoridades sanitárias consideram a praia ou rios impróprios para o banho". ("Imprensa Local", verão 96)

A alta concentração dessas bactérias na água é indicador de poluição porque:

a) são, como todos os procariontes, agentes patogênicos, isto é, causadores de doenças.
b) sua alta concentração é fator de competição intraespecífica com as algas verdes.
c) sua existência indica com toda segurança a presença de fezes nas águas.
d) seu número elevado funciona como fator de magnificação trófico.
e) a grande quantidade dessas bactérias por unidades de volume leva à formação das marés vermelhas.

08. (UFC) Uma forma comum de poluição das águas é causada pelo lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares. Esses resíduos levam ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente, fenômeno denominado eutroficação. Quando esses resíduos atingem uma massa de água, ocorre uma cadeia de eventos, que culminam com graves problemas. Sobre esses eventos e suas conseqüências, é correto afirmar que:
a) os resíduos causam a proliferação de microrganismos, que levará à escassez de oxigênio, proporcionando a morte de organismos aeróbicos, tanto autótrofos quanto heterótrofos.
b) os resíduos levarão à escassez de fósforo e nitrogênio, o que culminará com o desaparecimento das plantas e algas.
c) as bactérias degradam os resíduos, liberando nitratos e fosfatos, que são tóxicos aos peixes, causando, assim, a morte desses animais.
d) o excesso de fósforo e nitrogênio impedirá o crescimento das algas e, como conseqüência, haverá redução da fauna aquática que as consome.
e) os resíduos levarão à proliferação de organismos fotossintetizantes, que serão responsáveis pela produção excessiva de oxigênio, causando intoxicação e morte nos organismos aeróbicos.

09. (UFSM) Poluição é a presença, no ambiente, de determinadas substâncias químicas em doses prejudiciais aos seres vivos. Baseando-se nesse conceito, indique se é verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.
( ) O dióxido de enxofre (SO2) é um gás venenoso, proveniente da queima industrial de combustíveis, que pode reagir com o vapor d'água na atmosfera, causando o efeito estufa.
( ) Fertilizantes sintéticos e agrotóxicos, usados nas lavouras, podem poluir o solo e ás águas dos rios, podendo alguns inseticidas acumular-se na cadeia alimentar e concentrar-se nos níveis tróficos superiores.
( ) Não se pode abandonar o lixo urbano, a céu aberto, em áreas desabitadas, devendo ser enterrado ou queimado para não constituir mais uma fonte de poluição.

A seqüência correta é
a) F - F - V.
b) V - V - V.
c) V - V - F.
d) V - F - V.
e) F - V - F.

10. (UFPI) A mídia freqüentemente mostra episódios de acidentes de vazamentos de óleo nos oceanos, os quais podem ser bastante devastadores. No entanto, somente 5% da poluição por óleo nos oceanos é devida a grandes acidentes de vazamentos. A agressão silenciosa, representada pelas operações rotineiras em embarcações, terminais e outras instalações petrolíferas, apesar de ter menos apelo, representam 90% da contaminação. Assinale a alternativa que mostra corretamente uma das conseqüências deste tipo de poluição.
a) A luz que penetra abaixo de uma mancha de óleo é maior que a luz que penetra em águas claras, aumentando assim a taxa de fotossíntese com conseqüente desequilíbrio na cadeia alimentar.
b) O óleo compromete os ecossistemas aquáticos por causar danos às aves aquáticas, que perdem a capacidade de isolamento térmico, em virtude de suas penas ficarem encharcadas de óleo.
c) O óleo compromete os ecossistemas aquáticos por causar aumento na quantidade de oxigênio dissolvido debaixo da mancha de óleo, desequilibrando assim a cadeia alimentar marinha.
d) Sendo mais denso que a água, o óleo precipita-se nos oceanos, comprometendo todo o ecossistema marinho devido a sua toxicidade aos organismos nectônicos e bentônicos.
e) Apesar de comprometer diretamente apenas o fitoplâncton marinho, o dano é devastador porque irá afetar indiretamente os consumidores primários, secundários e terciários.

11. (CPS) O tipo mais comum de poluição de um corpo hídrico é causado por substâncias que são decompostas por organismos vivos que podem consumir o oxigênio dissolvido em suas águas (substâncias biodegradáveis).
Por outro lado, existem substâncias que resistem à biodegradação, mantendo-se inalteradas ao longo do processo de autodepuração. Sofrem diluição, depositam-se e mantêm-se ativas nos lodos do fundo dos rios.
O esgoto doméstico contribui significativamente na degradação de um corpo hídrico, como o rio Tietê, hoje considerado um esgoto a céu aberto na região da grande São Paulo. Pode-se então contribuir para amenizar o processo de degradação desse rio,
a) despejando mais substâncias biodegradáveis no esgoto.
b) esperando que a natureza se encarregue de limpar o rio.
c) diminuindo o consumo de produtos como xampu e detergentes.
d) despejando mais substâncias sintéticas no esgoto.
e) esperando que o rio se recupere até a sua foz, por decantação.




12. (UEL) Os especialistas têm observado que a temperatura média anual está aumentando.
Uma das causas desse aumento é o "efeito estufa", cuja ocorrência se deve: a) Ao aumento da concentração de monóxido de carbono na atmosfera.
b) Ao aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera.
c) Ao aumento da concentração de nitrogênio na atmosfera.
d) À diminuição da concentração de oxigênio na atmosfera.
e) À diminuição da concentração da camada de ozônio na atmosfera.
"A lagoa da Pampulha, represa construída em 1938 e que se tornou um dos cartões-postais de Belo Horizonte (MG), já perdeu 50% de seu volume de água e 40% de sua área em decorrência do assoreamento e da poluição.
" (Folha de São Paulo, 22.03.2000, p. 3-6. O assoreamento de cursos de água e de represas é conseqüência do seguinte fenômeno: a) El Niño.
b) Seca.
c) Erosão.
d) La Niña.
e) Poluição química.

13. (Cesgranrio) "Brasil é rota da sucata de chumbo." (Jornal do Brasil - 28/03/94)

"Poluição põe Cubatão em emergência." (Folha de São Paulo - 02/09/94)

"Redução de ozônio aumenta casos de câncer de pele." (Jornal do Brasil - 02/09/94)

Essas e centenas de outras manchetes de jornal nos alertam sobre a gravidade dos problemas ambientais ocasionados pelas atividades do próprio homem. A seguir são feitas (4) afirmativas relacionadas a essa problemática atual. Analise-as:

I - O chumbo, como outros subprodutos de indústrias, acumula-se nas cadeias alimentares gerando um problema chamado magnificação trófica.
II - Principalmente no inverno ocorre o fenômeno natural, a inversão térmica, que não traria graves problemas se não interferisse na dispersão dos poluentes.
III - O aquecimento global do planeta, denominado efeito estufa, é fruto da intensa atividade industrial e da contínua queima de combustíveis.
IV - O lançamento excessivo, na atmosfera, de gases como metano, destroem de forma irreversível a camada de ozônio.

São corretas as afirmativas:
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I, II e III.
d) apenas I, III e IV.
e) I, II, III e IV.

14. (UEL) Uma diminuição de CO2 na atmosfera, contribuindo para amenizar o efeito estufa, pode ocorrer através do aumento da
a) respiração.
b) fotossíntese.
c) transpiração.
d) fermentação.
e) combustão.

15. (Cesgranrio) "Um importante avanço na indústria automobilística refere-se aos dispositivos chamados conversores catalíticos trifásicos. Esse aparelho, que substitui o cano de escape comum, converte cerca de 95% dos gases nocivos em produtos relativamente inofensivos. No Brasil, as primeiras levas de veículos com esse dispositivo chegaram ao mercado em 92".
(Scarlato e Pontim, "Do Nicho ao Lixo". Atual Edit.)

Esse conversor apresenta um problema a ser resolvido: ele transforma monóxido de carbono (CO), que é altamente tóxico, em dióxido de carbono (CO‚), que, embora seja bem menos tóxico, pode:
a) danificar a camada de ozônio.
b) incentivar a eutrofização.
c) gerar a inversão térmica.
d) intensificar o efeito estufa.
e) estimular a conversão calorífica.

“ Seu sucesso depende do seu esforço.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário